Dossiê / Processo 03 - Minas Unida Vence a Crise

Área de identificação

Código de referência

BR MGALMG ALMG-7-7.1-7.1.6-14LEG-03

Título

Minas Unida Vence a Crise

Data(s)

  • 15/03/1999 - 19/08/1999 (Data de Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Textual, 68 folhas
Bibliográfico, 106 páginas

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Gerência-Geral de Projetos Institucionais

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos relativos ao lançamento do manifesto Minas Unida Vence a Crise, realizado em 21/04/1999, em Ouro Preto, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade civil organizada do Estado para se unir em torno das mudança da política econômica do governo federal.

O evento abordou os seguintes temas: "Desafios da Federação Brasileira"; "A União e os Estados no quadro da globalização"; " O pacto federativo: limites da centralização e da autonomia dos Estados".

O evento contou com as seguintes ações/atividades: teleconferência "Desafios da Federação Brasileira"; lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Autonomia dos Estados; 15 encontros regionais (em Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Contagem, Paracatu, Montes Claros, Divinópolis, São Sebastião do Paraíso, Varginha, Juiz de Fora, Barbacena, Diamantina, Teófilo Otoni, Governador Valadares e Coronel Fabriciano); lançamento do manifesto Minas Unida Vence a Crise.

Participaram do evento as seguintes autoridades: vice-governador Newton Cardoso; deputado Anderson Adauto; senador Roberto Requião; deputado federal Aloizio Mercadante; Aspásia Camargo; José Alfredo de Oliveira Baracho; deputado Durval Ângelo; senadora Marina Silva; deputado Cláudio Vereza; deputado Rubens Otoni Gomide; deputado Elarmim Miranda; deputado Loester Nunes de Oliveira; deputado Edson Rezende; deputado Gabriel Guerreiro; deputado Frei Anastácio Ribeiro; deputado Ribamar Pereira; deputada Cida Diogo; deputado José Mário de Melo; deputado Édio Vieira Lopes; deputado José Dirceu; deputado José Augusto Puglisi; deputado Sérgio Miranda; deputado Márcio Cunha; Renato Barros; Luiz Inácio Lula da Silva.

Participaram do evento institucional as seguintes entidades: Associação dos Jornalistas do Serviço Público – Ajosp; Associação dos Contribuintes do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – Ascom–Ipsemg; Associação Comunitária do Bairro Jardim Leblon; Associação dos Empregados da Fundação João Pinheiro; Associação Sindical dos Servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL; D.A. Fafich/UFMG; DCE/PUC Minas; União Nacional dos Estudantes – UNE; Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais; Federaminas; Federação Nacional dos Urbanitários; Fórum Democrático Popular; Frente contra a Destruição dos Serviços Públicos; Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais - CUT/MG; Igreja Universal; Movimento Popular da Mulher; Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais - Sindieletro/MG; Sindicato dos Policiais Civis – Sindpol; Sindicato dos Especialistas de Educação e Gerentes Públicos de Minas Gerais – Sinegep; Sindicato dos Auditores Fiscais e Auditores Técnicos de Tributos Municipais de Belo Horizonte - Sinfisco/BH; União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – Ubes - BH; União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte - Umes/BH; União da Juventude Socialista; União Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil – Unsp - MG; União dos Vereadores do Estado de Minas Gerais – Uvemig; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST; Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais - Sind-Saúde; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais - Sindágua/MG; Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado de Minas Gerais - Sindipúblicos/MG; Associação dos Delegados de Carreira da Polícia Civil – Adpol; Associação dos Empregados da Fundação João Pinheiro; Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais – Sinjus/MG; Sindicato dos Trabalhadores do DER – Sintder; Comissão Pastoral dos Direitos Humanos de Contagem; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais - Fetaemg; Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Fitee; Federação das Associações de Moradores de Bairros e Vilas de Belo Horizonte – Famobh; Sindicato dos Engenheiros do Estado de Minas Gerais – Senge/MG; Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho – Unitrabalho; Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil; Associação Mineira dos Supervisores Pedagógicos – Amisp.

Inclui: programa/convite; projeto e resumo das ações políticas do evento; matérias jornalísticas sobre o evento; notícias do Assembléia Informa; documentos relacionados ao tema, entre eles o Manifesto aos Brasileiros de 21/04/1999; publicação.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição de acesso

Condiçoes de reprodução

Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

TELECONFERÊNCIA DESAFIOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA E LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA AUTONOMIA DOS ESTADOS, 1. 1999, Belo Horizonte. Teleconferência Desafios da Federação Brasileira e lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Autonomia dos Estados. Belo Horizonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 1999. 127 p. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2013.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrito: 27/08/2012

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados