Dossiê / Processo 2013-32RO-DHU - 32ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (17ª Legislatura)

Área de identificação

Código de referência

BR MGALMG ALMG-6-6.1-6.1.2-17LEG-2013-32RO-DHU

Título

32ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (17ª Legislatura)

Data(s)

  • 06/11/2013 – 07/11/2013 (Data de Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Textual, 27 folhas

Área de contextualização

História do arquivo

Procedência

Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Gerência-Geral de Apoio às Comissões

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos relativos à 32ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (17ª Legislatura), realizada em 06/11/2013, às 09h12min, com o objetivo de debater, em audiência pública, a requerimento do deputado Durval Ângelo, a situação dos moradores do Conjunto Esplêndido, no Bairro Jardim Vitória, nesta capital.

Foi comunicado o recebimento das seguintes correspondências: da Sra. Maria Luiza Papini Arantes, delegada de Polícia Civil Adida – RQN 6015 2013 ; da Sra. Maria Cristina Irigoyen Pesuzzi, corregedora nacional de justiça em substituição, encaminhando Decisão de Liminar em Reclamação Disciplinar 0001473-94.2013.2.00.0000, em que comunica ser incabível o pedido de afastamento do ora reclamado de suas funções e dá outras providências; dos Srs. Tiago costa Camilo e Renato Armanelli Gibson, advogados, encaminhando petição em que solicita cópias de documentação recebida nesta comissão; do Sr. Breno Max de Jesus Silveira, promotor de justiça, esclarecendo que as ações da empresa responsável pelo projeto de construção do mineroduto Minas-Rio encontram-se monitoradas, já tendo sido objeto de Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Anglo-Ferrous Mineração; e do Sr. Gilmar de Assis, promotor de justiça, coordenador do CAO-Saúde, comunicando que encaminhou as notas taquigráficas recebidas à Promotoria de Alvinópolis e ao CAO da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.

Estiveram presentes: Júnia Márcia Bueno Neves, diretora de Habitação da Urbel; Cláudia Ferreira de Souza, promotora de justiça da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo – Ministério Público do Estado; Joelma Marize Lima, advogada da Cooperativa Habitacional Metropolitana; Ednéia Aparecida de Souza, diretora social da Cooperativa Habitacional Metropolitana; e Júlio Cesar Tavares dos Reis, gerente regional da Caixa Econômica Federal.

Foram recebidas proposições, às quais foram designados relatores. Foram discutidos e votados pareceres sobre proposições sujeitas à apreciação do Plenário e foram discutidas e votadas proposições da comissão.

Inclui: o resultado da reunião; a ata; a correspondência da Sra. Maria Cristina Irigoyen Pesuzzi; requerimento do deputado Durval Ângelo solicitando reunião com membros do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União, da Defensoria Pública Estadual e representantes dos associados da Cooperativa Habitacional Metropolitana – Cohabita –, com a finalidade de discutir e buscar alternativas para solucionar a situação dos moradores do Conjunto Esplêndido, nesta capital, resguardando-se o direito fundamental à moradia das famílias envolvidas (RQC 8337 2013 ); requerimentos (4) do deputado Durval Ângelo solicitando que sejam encaminhados as notas taquigráficas desta reunião: (I) ao Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte, com os documentos apresentados pela Cohabita e pedido de providências para que seja reavaliada e solucionada a situação dos associados dessa cooperativa (RQC 8338 2013 ); (II) ao Juízo da 5ª Vara Federal do Tribunal Regional da Primeira Região, perante o qual foi interposta Cautelar Inominada sob o nº 0037557-48.2013.4.01.3800 (RQC 8339 2013 ); (III) à Secretaria-Geral da Presidência da República, ao Ministério das Cidades, à Presidência da Caixa Econômica Federal, à Ouvidoria da Caixa Econômica Federal e à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Estadual, com os documentos apresentados pela Cohabita e pedido de providências para que sejam envidados esforços com vistas a solucionar os problemas dos associados dessa cooperativa (RQC 8340 2013 ); (IV) aos representantes dos órgãos e entidades que estiveram presentes, com os documentos nela apresentados pela Cohabita (RQC 8341 2013 ); requerimento do deputado Sargento Rodrigues solicitando reunião para debater, em audiência pública, os motivos que, supostamente, levaram o tenente-coronel Helbert Figueiró de Lourdes, comandante do 1º BPM, impor prisão domiciliar a subordinados em licença médica, violando seus direitos humanos por abuso de poder (RQC 8289 2013 ); requerimento do deputado Rogério Correia solicitando visita ao prefeito de Belo Horizonte para debater a situação dos moradores do Conjunto Esplêndido, nesta capital, com a presença de representante da Caixa Econômica Federal (RQC 8291 2013 ); a lista de presença; a ordem do dia da reunião.

Avaliação, eliminação e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição de acesso

Condições de reprodução

Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito

Idioma do material

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso (formato)

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificadores da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: 26/01/2017

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados