Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 14/04/2016 - 12/05/2016 (Data de Produção)
Nível de descrição
Dossiê / Processo
Dimensão e suporte
Textual, 8 folhas
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Gerência-Geral de Apoio às Comissões
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentos relativos à 8ª Reunião Ordinária da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (18ª Legislatura), realizada em 05/05/2016, às 10h11min, com o objetivo de receber, discutir e votar proposições da comissão e, a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (RQC 5590 2016), realizar audiência pública, para debater a possibilidade de um novo aumento na tarifa de água, considerando anúncio feito em 2015, oportunidade em que foi aprovado o pedido de revisão de cálculo apresentado pela Copasa-MG à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento do Estado de Minas Gerais - Arsae-MG.
Foi comunicado o recebimento das seguintes correspondências: de Patrícia Nunes P. Martins, diretora de Assuntos Regulatórios da Claro, em resposta ao RQO 1176 2015 (Of. 1176 2015 SGM); de Laene Pevidor Lança, procuradora da República, em resposta ao RQN 2133 2015 (Of. 2651 2015 SGM); de Sinara Inácio Meireles Chenna, presidente da Copasa-MG, em resposta ao RQN 812 2015 (Of. 3475 2015 SGM).
Foram recebidas proposições, às quais foram designados relatores. Foi discutido e votado parecer sobre proposição sujeita à apreciação do Plenário. Foram recebidas, discutidas e votadas proposições da comissão.
Foi realizada audiência pública. Estiveram presentes: Christiane Vieira Soares Pedersoli, analista do Procon Estadual de Minas Gerais; Sílvia Helena Freitas Mafuz, delegada Especializada de Defesa do Consumidor; Lucas Diz Simões, defensor Público do Estado de Minas Gerais; Marcelo Rodrigo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia; Raphael Castanheira Brandão, coordenador Técnico de Regulação e Fiscalização Econômico-Financeira da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – Arsae-MG - e Edson Machado Monteiro, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. Foram ouvidos os seguintes cidadãos: Christiane Vieira Soares; Sílvia Helena Freitas Mafuz; Lucas Diz Simões; Marcelo Rodrigo Barbosa; Raphael Castanheira Brandão e Edson Machado Monteiro.
Inclui: resultado da reunião; ata; requerimento do deputado Sargento Rodrigues solicitando que seja encaminhado à Prefeitura de Belo Horizonte pedido de informações sobre o custo total da prestação do serviço de táxi na capital, incluindo impostos cobrados dos taxistas, bem como demais valores, de forma a verificar eventuais abusos nos preços praticados e repassados aos passageiros, consumidores finais (RQC 5918 2016); requerimento do deputado Sargento Rodrigues solicitando que seja encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais pedido de providências com vistas a instaurar procedimento investigatório quanto à suposta violação ao princípio da livre concorrência no que tange à comercialização de uniformes aos policiais militares selecionados para o Curso Especial de Formação de Sargentos, ministrado na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG - (RQC 5919 2016); requerimento do deputado Sargento Rodrigues solicitando que seja encaminhado ao diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - Arsae-MG - pedido de informações com a demonstração detalhada da composição do reajuste tarifário do serviço de água e esgoto, com pormenores sobre a composição tarifária e o percentual de lucro da concessionária (RQC 5923 2016); requerimento do deputado Elismar Prado solicitando que seja encaminhado à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - Arsae-MG - pedido de providências para que qualquer reajuste tarifário seja precedido de consulta pública, com ampla participação popular, em especial dos órgãos de defesa do consumidor e do cidadão, e informação às entidades e órgãos interessados, contemplando a participação por meio eletrônico e presencial, com o esclarecimento das razões do aumento, fundamentadas em dados técnicos, e esclarecimentos sobre a planilha de aumento (RQC 5924 2016).
Avaliação, eliminação e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição de acesso
Condições de reprodução
Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
A ata foi publicada no Diário do Legislativo do dia 17/05/2016.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso (formato)
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificadores da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: 15/06/2021