Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1992 - 1992 (Data de Produção)
Nível de descrição
Dossiê / Processo
Dimensão e suporte
Textual, 347 folhas
Bibliográfico, 35 páginas
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Gerência-Geral de Projetos Institucionais
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentos relativos ao seminário legislativo Saneamento é Básico, realizado entre 15 e 17/06/1992, em Belo Horizonte, com o objetivo de discutir temas relacionados a saneamento básico de interesse para Municípios, Estado e União, e produzir documento final com subsídios para a ação nas áreas legislativa e executiva.
O evento abordou os seguintes temas: "A questão da saúde e do saneamento no Brasil"; "Saneamento e desenvolvimento"; "Alternativas para a gestão"; "Institucionalização e recursos".
Os grupos de trabalho discutiram os seguintes temas: “Saneamento e saúde”; “Saneamento e ambiente”; “Saneamento e cidadania”; “Privatização e/ou estabilização”; “Municipalização e cias. estaduais”; “Bacias hidrográficas”; “Legislação”; “Recursos financeiros”; “Estruturação do setor.”
Participaram do evento as seguintes autoridades: ministro Adib Jatene; Paulo Bezerril Júnior; Ysnard Machado Ennes; Antônio Augusto Anastasia; José Saraiva Felipe; Marcelo Libânio Coutinho; José Cláudio Junqueira Ribeiro; Luis Augusto Barcellos Almeida; José Antônio Cunha Melo; Ângela Maria Ladeira da Costa; Raul Valle; José Augusto Madureira; Carlos Henrique de Melo; Fernando Antônio Ferreira; Cláudio Olivé de Souza; Maria de Fátima Guimarães Gouveia; Sebastião Virgílio A. Figueiredo; José Nelson de Almeida Machado; José Oswaldo Lasmar; Cláudio von Sperling; Léo Heller; Marcos Rocha Vianna; deputado Rêmolo Aloise; deputado Adelmo Carneiro Leão; deputado Romeu Queiroz.
Participaram do evento as seguintes entidades: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas Núcleo MG - Abas; Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambienta/Seção MG – Abes/MG; Associação Brasileira de Recursos Hídricos/Regional MG - ABRH/MG; Associação Brasileira das Empresas de Saneamento Básico - Aesbe; Associação Mineira de Defesa do Ambiente - AMDA; Associação Mineira de Engenharia Consultiva - Amec; Associação Mineira dos Municípios - AMM; Associação Nacional dos Serviços Municipais de Água e Esgotos - Assemae; Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG; Caixa Econômica Federal - CEF; Centro para Conservação da Natureza; Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais - Copasa; Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte - Urbel; Conselho Estadual de Saúde; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - Crea; Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater; Escola de Engenharia da UFMG, Departamento de Engenharia Sanitária - Desa; Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Cetec; Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam; Fundação João Pinheiro - FJP; Fundação Nacional de Saúde - FNS; Fundação Osvaldo Crus - Fiocruz; Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte - Planbel; Secretaria de Desenvolvimento Regional - SRD; Secretaria de Estado de Assuntos Municipais - Seam; Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria de Estado da Habitação; Secretaria de Estado de Obras Públicas; Secretaria de Estado do Planejamento - Seplan; Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social - Setas; Sindicato dos Engenheiros do Estado de Minas Gerais - Senge; Sindicato da Indústria de Construção de Estrada, Pavimentação e Obras de Terraplenagem - Sicepot; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviço de Esgoto de Minas Gerais - Sind'água; Sociedade Mineira de Engenheiros - SME; Superintendência de Limpeza Urbana - SLU.
Integraram a comissão de representação: Abas/MG; Abes/MG; Assemae; Copasa; Sind'água; SME.
Inclui: regulamento; memória das reuniões preparatórias; lista de presença no evento; documento de propostas das CTIs e de interiorização; documento aprovado na plenária final; lista da comissão de representação; resultados do evento; documento relacionado ao tema; notícia interna.
Avaliação, eliminação e temporalidade
A documentação foi avaliada com base nas Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo da ALMG, aprovadas pelas Deliberação 2431 2008 e Deliberação 2663 2017.
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Os documentos estão arranjados em ordem cronológica crescente.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrições, ressalvados aqueles cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.
Condições de reprodução
É permitida a reprodução dos documentos, mediante compromisso de crédito. Os documentos só serão liberados para reprodução, por qualquer meio, se estiverem em bom estado de preservação e se o processo a ser utilizado para sua reprodução não lhes trouxer danos. Os serviços de reprodução serão efetuados pela ALMG, a expensas do solicitante (conforme tabela de serviços).
Idioma do material
- português do Brasil
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso (formato)
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificadores da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: junho/2013
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizado e descrito pela equipe da Gerência de Gestão Arquivística da Gerência-Geral de Documentação e Informação da ALMG.