Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 05/04/2004 - 08/06/2004 (Data de Produção)
Nível de descrição
Dossiê / Processo
Dimensão e suporte
Textual, 663 folhas
Bibliográfico, 224 páginas
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Procedência
Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Gerência-Geral de Projetos Institucionais
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentos relativos à 1ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada entre 07 e 08/06/2004, em Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes e com o Conselho Estadual da Mulher, com o objetivo de formular diretrizes das políticas estadual e nacional para as mulheres, de discutir prioridades paras os próximos anos e de eleger delegadas(os) para a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
O evento abordou os seguintes temas: "Análise da realidade brasileira: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade", "Avaliação das ações e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres, nas três instâncias de governo: municipal, estadual e federal frente aos compromissos internacionais", "Proposição de diretrizes da política nacional para as mulheres numa perspectiva de gênero, apontando as prioridades dos próximos anos".
Os grupos de trabalho discutiram os seguintes temas: "Saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos"; "Violência contra a mulher"; "A mulher e a questão étnico-racial"; "A situação da mulher no espaço agrário, agrícola e ambiental"; "Educação: formação para a cidadania, cultura, esporte, educação do sexista"; "Trabalho das mulheres - geração de emprego e renda, formação para o mercado, empreendedorismo, trabalho doméstico"; "Mulher e poder: participação social e política".
Participaram do evento a seguintes autoridades: deputado Mauri Torres; ministra Nilcéia Freire; João Leite da Silva Neto; Luziana Lanna; Margarida Vieira; Jacqueline Pitanguy; Nalu Faria; deputada Ama Maria Resende; deputada Jô Moraes.
Apoiaram o evento as seguintes entidades: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; Associação das Mães Chefes de Família do Estado de Minas Gerais - ASSMIG-MG; Associação de Prevenção do Câncer na Mulher; Benvinda Centro de Apoio à Mulher; Câmara Municipal de Belo Horizonte; Câmara Municipal de Francisco Sá; Câmara Municipal de Montes Claros; Câmara Municipal de Nova Lima; Câmara Municipal de Varginha; Central de Movimento Populares - CMP; Centro de Estudos e Valorização da Mulher - Cevam; Coletivo de Mulheres do PT-MG; Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg; Confederação Nacional das Associações de Moradores - Conam; Conselho Estadual da Mulher; Conselho Nacional dos Direitos da Mulher; Conselho Estadual Anti-drogas; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sabará; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Luzia; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ipatinga; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ribeirão das Neves; Federação das Mulheres do Estado de Minas Gerais - Federasmig; Fórum de Mulheres da Grande BH; Fórum de Mulheres do Mercosul; Grupo Avante Mulheres; Marcha Mundial das Mulheres; Movimento das Donas de Casa de Betim; Movimento das Donas de Casa de Ribeirão das Neves; Movimento das Donas de Casa de São José da Lapa; Movimento das Donas de Casa e Consumidoras de Divinópolis; Movimento das Donas de Casa e Consumidoras de Minas Gerais; Movimento do Graal no Brasil; Movimento Fé e Política da Diocese de Mariana; Movimento Popular da Mulher - MPM; Mulher e Saúde - Musa; Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras; Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais – OAB/MG - Comissão OAB/Mulher; Prefeitura Municipal de Elói Mendes; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher; Prefeitura Municipal de Ipatinga; Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Mulher em União; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes; Subsecretaria de Direitos Humanos - Sedese; União Brasileira de Mulheres - UBM.
Participaram do evento um total de 1993 delegadas, com a seguinte distribuição: 63 integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 300 representantes dos diferentes Ministérios, das Secretarias Especiais, dos órgãos e instituições do Governo Federal e 1630 escolhidas entre participantes das etapas estaduais.
Inclui: programa/convite; memória das reuniões preparatórias e listas de presença; relação das entidades de apoio; regimento; documento de propostas da interiorização; documento consolidado com propostas da CTIs e interiorização; relação de delegados; documento aprovado nos grupos de trabalho; documentos relacionados ao tema, notícias do Assembléia Informa; publicações.
Avaliação, eliminação e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição de acesso
Condiçoes de reprodução
Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES, 1., 2004, Belo Horizonte. Regimento. Belo Horizonte, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 12p.
Nota de publicação
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES, 1., 2004, Belo Horizonte. Documento para nortear as discussões na I Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres/MG. Belo Horizonte, 2004. 45p.
Nota de publicação
MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa. Comissão Especial para Proceder a Estudos que Permitam a Avaliação da Real Extensão do Problema da Violência Perpetrada contra a Mulher em todo Estado de Minas Gerais. Violência contra a mulher no Estado de Minas Gerais: relatório final da comissão especial. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 1995. 32 p. Disponível em . Acesso em: 4 set. 2013.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: 04/12/2012
Idioma(s)
- português do Brasil