Dossiê / Processo 2013-3RO-DHU - 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (17ª Legislatura)

Área de identificação

Código de referência

BR MGALMG ALMG-6-6.1-6.1.2-17LEG-2013-3RO-DHU

Título

3ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (17ª Legislatura)

Data(s)

  • 20/03/2013 – 27/03/2013 (Data de Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Textual, 34 folhas

Área de contextualização

História do arquivo

Procedência

Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Gerência-Geral de Apoio às Comissões

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos relativos à 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (17ª Legislatura), realizada em 20/03/2013, às 09h10min, com o objetivo de obter esclarecimentos, em audiência pública, a requerimento dos deputados Sargento Rodrigues e Cabo Júlio, sobre suposto abuso de autoridade, excesso de poder e violação de direitos humanos, eventualmente praticados pelo tenente-coronel PM Sérgio Henrique Cardoso, comandante do 31º BPM, contra o 3º-Sgt. PM Valdiney Damião Rocha Dias e discutir suposta violação de domicílio e invasão de privacidade, da qual foi vítima a Sra. Valdineia Lúcia de Miranda, esposa do Cb. PM Robson Nazareno Souza Onofre, da 1ª Companhia Independente de Cães da Polícia Militar.

Foi comunicado o recebimento das seguintes correspondências: da Sra. Marta Maria do Amaral Azevedo, presidente da Funai, acusando o recebimento do relato da viagem às comunidades Guarani-Kaiowá e manifestando sua satisfação pelo destaque que a ALMG tem dado à situação dos Guarani-Kaiowá; do Sr. Fernando José Nogueira Brito, do Ministério do Trabalho e Emprego, acusando o recebimento das notas taquigráficas da 37ª Reunião Ordinária dessa Comissão e encaminhando cópia de nota informativa contendo informações sobre o assunto; da Sra. Maria Coeli Simões Pires, secretária de Casa Civil – RQN 3110 2012 ; do Sr. Valdelei José de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Monte Carmelo, solicitando a presença desta comissão nesse município para tratar de assuntos relacionados com a cadeia pública; do Sr. Roberto Brandão Cavalcanti, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente – RQN 4135 2012 ; do Sr. Cylton Brandão da Matta, chefe da Polícia Civil – RQN 3924 2012 ; do Sr. Helber Leite Lopes, assessor parlamentar do gabinete do deputado federal Aelton Freitas – RQN 4167 2012 ; e do Sr. Bernardo Santana de Vasconcellos, deputado federal – RQN 4167 2012 .

Estiveram presentes: Valdinéia Lúcia de Miranda, vítima; Sérgio Henrique Cardoso, comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar; Cássio Antônio dos Santos, capitão PM da Companhia Independente de Policiamento com Cães - Comando de Policiamento Especializado; Cristiano Ferreira de Oliveira, 1º-Ten. PM do 31º Batalhão de Polícia Militar; Geumar Franzini, 2º-Ten. PM do 31º Batalhão de Polícia Militar; Valdiney Damião Rocha Dias, 3º-Sgt. PM 31º Batalhão de Polícia Militar; Peterson Rodrigo Brandão Silveira, da Corregedoria da PMMG; Geraldo Flávio Vasques, procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional; Ailton Cirilo da Silva, vice-presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar; e Pedro Gustavo Gomes Andrade, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG.

Foram discutidas e votadas proposições de deliberação conclusiva da comissão e proposições da comissão.

Inclui: o resultado da reunião; a ata; as correspondências da Sra. Marta Maria do Amaral Azevedo e do Sr. Valdelei José de Oliveira; requerimentos (3) do deputado Durval Ângelo solicitando que seja encaminhado pedido de providências em prol de aprovação do Projeto de Lei 2442/2011: (I) à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (RQC 5786 2013 ); (II) aos senadores que compõem a bancada de Minas Gerais no Senado Federal (RQC 5787 2013 ); (III) aos deputados federais que compõem a bancada de Minas Gerais na Câmara dos Deputados (RQC 5789 2013 ); requerimento do deputado Durval Ângelo solicitando que seja encaminhado à Advocacia-Geral do Estado pedido de informações sobre a existência de estudos técnicos e ações específicas para a implementação do Fundo Estadual de Promoção dos Direitos Humanos, criado pela Lei 13666 2000 (RQC 5794 2013 ); requerimentos (2) do deputado Durval Ângelo solicitando que seja encaminhado pedido de informações para esclarecer se há a intenção de implementação do Fundo Estadual de Promoção dos Direitos Humanos: (I) à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (RQC 5795 2013 ); (II) ao governo do Estado, e, neste caso, se há previsão de aporte financeiro, quais recursos serão destinados e em que período (RQC 5796 2013 ); requerimento do deputado Durval Ângelo solicitando audiência pública no Município de Carbonita para debater o direito à moradia e à regularização fundiária (RQC 5797 2013 ); requerimento do deputado Durval Ângelo solicitando audiência pública para discutir o caso do jovem universitário da comunidade religiosa Sikh que foi impedido de fazer vestibular na UFMG pelo uso de turbante característico dessa comunidade e debater a questão da tolerância religiosa como fator de garantia de direitos (RQC 5798 2013 ); requerimento do deputado Durval Ângelo solicitando que sejam encaminhadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e à Advocacia-Geral do Estado as notas taquigráficas da 3ª Reunião Extraordinária desta comissão (RQC 5800 2013 ); requerimento dos deputados Durval Ângelo, Rômulo Viegas, Sebastião Costa e Duarte Bechir solicitando audiência pública para discutir o caso do trote realizado por alunos veteranos da Faculdade de Direito da UFMG, no dia 15/03/2013, em que houve, supostamente, apologia ao preconceito racial e ao nazismo (RQC 5799 2013 ); a comunicação de matéria conclusiva; comunicação de substituição em reunião; a lista de presença; a ordem do dia da reunião.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição de acesso

Condiçoes de reprodução

Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Área de pontos de acesso e indexação de assuntos

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: 09/02/2017

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados