Dossiê / Processo 2000-39RO-DHU - 39ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (14ª Legislatura)

Área de identificação

Código de referência

BR MGALMG ALMG-6-6.1-6.1.2-14LEG-2000-39RO-DHU

Título

39ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (14ª Legislatura)

Data(s)

  • 23/03/2000 – 26/04/2000 (Data de Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Textual, 138 folhas

Área de contextualização

História do arquivo

Procedência

Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Gerência-Geral de Apoio às Comissões

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos relativos à 39ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos (14ª Legislatura), realizada em 12/04/2000, às 09h30min, com o objetivo de divulgar, em audiência pública, a requerimento da deputada Maria Tereza Lara, o Relatório das Atividades da Ouvidoria do Estado de Minas Gerais.

Foi comunicado o recebimento das seguintes correspondências: do Sr. José Roberto Gonçalves de Rezende, ouvidor da Polícia (2) – RQN 2738 1998 e RQN 1020 1999 ; da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais – Acadepol –, encaminhando cópia do Calendário Anual de Atividades; do Sr. Rosival Ferreira de Araújo, de Paracatu, encaminhando relatório referente aos conflitos entre trabalhadores desempregados e a empresa Ria Paracatu Mineração S. A.; da Sra. Erly de Fátima dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Economia Informal de Belo Horizonte e região, denunciando agressões físicas sofridas por camelôs, desaparecimento de mercadorias no depósito da fiscalização e irregularidades na administração da Regional Centro-sul; do Sr. Rogério de Souza Luna, encaminhando representação criminal contra o detetive Sandro, lotado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponte Nova, que, embriagado e portando uma arma, o espancou em praça pública; do Sr. José Francisco da Silva, secretário adjunto de Direitos Humanos, encaminhando ofício do Cel. José Antoninho de Oliveira, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, esclarecendo que a denúncia de decisão arbitrária do Conselho da Polícia Militar, formulada pelo ex-cabo PM Geraldo de Oliveira, não procede; dos Srs. Antônio Aurélio dos Santos e Mariano Guimarães Sepúlveda, promotores, encaminhando ofício do Sr. Wilson da Silveira Campos, promotor de justiça da Comarca de Caxambu, tratando da impossibilidade de tomar providências devido à falta de clareza das cópias anexadas; do Sr. Francisco Márcio Martins Chaves, procurador-geral de justiça adjunto - RQN 832 1999 ; do Sr. Fernando Torres, denunciando diversas irregularidades nos prédios construídos pela empresa MRV e omissão dos órgãos fiscalizadores; do Sr. João Batista dos Reis Filho, detento, encaminhando denúncia de que é vítima de injustiça e solicitando ajuda jurídica; do Sr. Wanderlei Fernandes Martins, detento, solicitando sua transferência para a Comarca de Patrocínio e assistência jurídica para obtenção do benefício do livramento condicional; do Sr. José Antônio Filho, detento, solicitando sua transferência para a Penitenciária de Ipaba; do Sr. Fábio Persina de Souza, detento, denunciando irregularidades e condições subumanas da cadeia pública de São João Nepomuceno; dos servidores municipais de Belo Horizonte, solicitando acompanhamento dos processos administrativos instaurados pela Corregedoria-Geral do município contra servidores envolvidos na greve de sua categoria; da Comissão de Direitos Humanos da Região dos Inconfidentes, que trata de denúncias contra membros do Poder Judiciário da Comarca de Ouro Preto e informando que a Corregedoria do Tribunal de Justiça instaurou sindicância para apurar o caso; e da Comissão do Riachão, esclarecendo sobre os problemas que grandes projetos de irrigação vêm acarretando nas cabeceiras e no entorno da Lagoa Tiririca.

Estiveram presentes: Angela Prata Pace, secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Mauro Lopes, deputado e secretário de Estado de Segurança Pública; Cel. Mauro Lúcio Gontijo, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais; Márcio Decat, procurador-geral de justiça; José Roberto Gonçalves de Rezende, ouvidor da Polícia do Estado de Minas Gerais; Maria Regina de Amorim; Ana Paula Silva; e Ricardo Figueiredo.

Foram recebidas proposições, às quais foram designados relatores. Foram discutidos e votados pareceres sobre proposições sujeitas à apreciação do Plenário e foram discutidas e votadas proposições da comissão.

Inclui: o resultado da reunião; a ata; notícias do Assembleia Informa; o relatório das atividades da Ouvidoria do Estado; as correspondências da Acadepol, dos Srs. Rosival Ferreira de Araújo, José Francisco da Silva, Antônio Aurélio dos Santos e Mariano Guimarães Sepúlveda, dos servidores municipais de Belo Horizonte e da Comissão de Direitos Humanos da Região dos Inconfidentes; requerimento da deputada Maria Tereza Lara solicitando que seja enviado pedido de providências ao secretário de Estado de Saúde para que seja criada, por meio de convênio com a PBH, uma casa abrigo destinada a atender pessoas sem família e portadoras de sofrimento mental; requerimento da deputada Maria Tereza Lara solicitando que seja encaminhada à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público denúncia formulada pelo Sr. Ricardo Figueiredo; requerimento da deputada Maria Tereza Lara solicitando à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Militar garantia de vida para o Sr. Ricardo Figueiredo, que vem sofrendo ameaças de morte em virtude das denúncias apresentadas; requerimento do deputado João Leite solicitando debate público em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia sobre o tema “Educação, ética e valores humanos”; requerimento do deputado João Leite solicitando que seja enviado pedido de informação à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, ao secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, ao secretário de Segurança Pública de São Paulo, à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e ao Movimento Tortura Nunca Mais, seções Minas Gerais e São Paulo, sobre o Sr. Marcos Francisco de Paula, desaparecido desde 1973; requerimento do deputado Marcelo Gonçalves solicitando que seja enviada à Prefeitura de Belo Horizonte correspondência manifestando preocupação com relação ao processo administrativo instaurado contra professores que participaram de movimento reivindicatório da categoria; requerimento do deputado Marcelo Gonçalves solicitando audiência pública para esclarecimentos e acompanhamento dos fatos relativos ao acampamento Bandeira Vermelha, em Betim; a comunicação de matéria conclusiva; a lista de presença; a ordem do dia da reunião; correspondência do presidente da comissão, deputado João Leite, ao presidente da ALMG, solicitando a formulação de convites às autoridades constantes em lista anexa para a reunião; os convites encaminhados.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução

Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Área de pontos de acesso e indexação de assuntos

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição em: 09/08/2017

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados